Dúvidas Frequentes
O psiquiatra é um médico especializado no diagnóstico, tratamento e prevenção de transtornos mentais e emocionais. Eles têm formação em medicina e posterior residência médica, sendo capazes de prescrever medicamentos.
Por outro lado, o psicólogo é um profissional que costuma olhar para os problemas psicológicos pela perspectiva filosófica, social e comportamental do indivíduo, buscando compreender suas causas.
São, portanto, profissões complementares, uma vez que ambas se propõem a promover a saúde mental das pessoas.
De modo geral, os medicamentos psiquiátricos não causamdependência, no entanto, existem determinadas categorias de drogas tais como os Benzodiazepínicos (como Clonazepam ou Diazepam), que são usados apenas para aliviar crises momentâneas e podem criar dependência se utilizados de maneira inadequada. É imprescindível tomar esses medicamentos apenas quando necessário e com a supervisão de um psiquiatra.
A duração de um tratamento psiquiátrico pode variar significativamente dependendo da condição de saúde do paciente e do tipo de tratamento a ser administrado. Alguns pacientes podem precisar de tratamento por apenas algumas semanas ou meses, enquanto outros podem precisar de tratamento contínuo por vários anos ou mesmo por toda a vida.
Você deve procurar um especialista quando um sofrimento emocional ou alterações comportamentais estiverem interferindo no seu cotidiano social, acadêmico, laboral ou pessoal.